28 novembro 2007

Red Hot Chili Peppers processa série de TV Californication



Embrólios jurídicos são mesmo a especialidade dos EUA. A bola da vez envolve o novo seriado da emissora Showtime, Californication, que está sendo exibido no Brasil, e o Red Hot Chili Peppers.
A banda de Anthony Kiedis está processando a TV sob a alegação de que a emissora pegou carona em Californication, álbum e música extremamente bem-sucedidos do Red Hot Chili Peppers, nos idos de 1999.

Segundo a banda, houve má intenção da emissora, que está usando a popularidade da música e do disco para atrair audiência: "Os versos são muito famosos e entram imediatamente na mente do consumidor". Kiedis, vocalista do Chili Peppers, declarou à Billboard que "Californication é a assinatura de nosso CD, vídeo e faixa. O seriado roubou nossa identidade e isso não está certo".

Já o criador do seriado, Tom Kapinos, contesta a afirmação de Kiedis, dizendo que escutou a palavra na década de 70, em uma referência ao estado de Oregon que estava se transformando em uma Califórnia.
David Duchovny (Arquivo X) protagoniza a série, no papel de um escritor em crise. Californication, da TV, é transmitida no Brasil pelo Warner Channel.

Nos anos 90, um caso parecido: o Living Colour processou a Fox pelo programa In Living Color. Perdeu a causa

2 comentários:

Carlos Vin disse...

Pra mim Californication me remete imediatamente ao Red Hot Chili Peppers...

O criador da serie vem com essa q ouviu na dec de 70 pra desmerecer a extrema popularidade q esse album teve e fingir q não está chupando e embarcando na idéia alheia...

blog disse...

Não faz muito sentido, na verdade.
Walt Whitman, poeta norte-americano, já havia feito esse trocadilho no início do século XX.
Pouco liberal em alguns poemas, ele cita, de forma até meio misógina, a expressão "californication"

Os Red Hot deveriam saber disso, antes de se meter em encrencas.